Um Estudo sobre a Evidenciação de Capital Intelectual nos Relatórios da Administração das 15 Maiores Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil nos anos de 2006 e 2007

Autores

  • Bruno José Sousa Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Darci Schnorrenberger Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Donizete Reina Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suliani Rover Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

O Capital Intelectual, nos últimos anos, tornou-se mais relevante para as organizações. É notório que sua evidenciação interfira como nova fonte de conhecimento na criação de valores para as empresas, o que expõe a necessidade de novas estruturas para relatar o desempenho organizacional. Nesse sentido, o estudo apresenta os resultados de uma investigação sobre a evidenciação voluntária do Capital Intelectual nos Relatórios de Administração das 15 maiores companhias (acima de 1 milhão de unidades consumidoras) de Energia Elétrica listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Os dados da pesquisa são de natureza secundária, sendo que a técnica utilizada foi a análise de conteúdo, com codificação numérica adaptada de Guthrie et al (1999) e classificação das categorias de elementos de Capital Intelectual proposta por Sveiby (1997). Os resultados demonstram que a empresa Cemig lidera a evidenciação nos anos de 2006 e 2007 com, respectivamente, 88% e 83%. Dentre os elementos de Capital Intelectual divulgados, predominam: Educação, Processos Gerenciais, Sistemas de Informação, Contrato Favorável, Fidelidade dos Clientes e Cultura Corporativa em 2006, enquanto que, em 2007, os elementos Filosofia Gerencial, Processos Gerenciais, Sistemas de Informações e Clientes foram os destaques. No que concerne às três categorias de Capital Intelectual, prevalece tanto em 2006 como em 2007 a categoria Capital Externo. Por fim, quanto à divulgação dos elementos de Capital Intelectual, ressalta-se a utilização da forma narrativa, com tendência de divulgação sob a ótica de atender usuários externos, corroborando estudos realizados por outros autores anteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno José Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduando do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Darci Schnorrenberger, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Donizete Reina, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC)

Suliani Rover, Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC)

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

Sousa, B. J., Ensslin, S. R., Schnorrenberger, D., Reina, D., & Rover, S. (2009). Um Estudo sobre a Evidenciação de Capital Intelectual nos Relatórios da Administração das 15 Maiores Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil nos anos de 2006 e 2007. Contabilidade Gestão E Governança, 11(1-2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/11

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)