Uma Contribuição ao Cálculo dos Custos de Perda de Produção e Previdenciários de Acidentes de Trânsito no Brasil

Autores

  • Ivan Ricardo Gartner Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para cálculo dos custos de perda de produção e previdenciários de acidentes de trânsito para o caso brasileiro, como parte de um estudo mais amplo desenvolvido pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pela ANTP (Associação Nacional de Transporte Público). A metodologia, que integra os fundamentos da teoria econômica ao ferramental das ciências contábeis e da engenharia econômica, apresenta modos de cálculo específicos para situações como: i) perda de produção: custos diretos e indiretos de acidentes sem vítimas, com feridos inválidos temporariamente, permanentemente e com mortos; ii) previdenciários: gastos efetivos e potenciais de acidentes com feridos inválidos temporariamente, permanentemente e com mortos. Esta metodologia foi aplicada aos resultados da coleta de dados feita nas aglomerações urbanas de São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belém, com base no banco de dados do cadastro nacional de veículos RENAVAM. Os resultados mostraram que 42% do total de custos de acidentes no Brasil referem-se aos custos de perda de produção. Essa alta representatividade justifica o uso da metodologia proposta, pois seu grau de detalhamento pode garantir maior confiabilidade dos resultados. Os custos dimensionados por meio desta metodologia são importantes insumos para a análise de custo-benefício nos estudos de viabilidade, que irão subsidiar as políticas públicas de investimento em segurança de trânsito. Além disso, a metodologia apresentada pode ser utilizada para a mensuração de outros tipos de custos, como de acidentes de trabalho na indústria de transformação ou da construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Ricardo Gartner, Universidade Metodista de São Paulo

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo e Pesquisador Visitante do Departamento de Pesquisa Operacional da FernUniversität in Hagen (Alemanha). Suas especialidades em docência e pesquisa referem-se à Administração Financeira, Processo Decisório em Finanças, Otimização de Portfolios de Investimentos, Programação Matemática Aplicada às Finanças Corporativas, Processo Decisório e Alocação de Recursos em Bancos de Desenvolvimento, Análise de Fundamentos Corporativos e Risco.

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

Gartner, I. R. (2009). Uma Contribuição ao Cálculo dos Custos de Perda de Produção e Previdenciários de Acidentes de Trânsito no Brasil. Contabilidade Gestão E Governança, 11(1-2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/40

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)